Translate

Sabonetes artesanais

RECEITA BÁSICA (sabonete Sólido)

Material:
1kg de base para sabonete de glicerina transparente;
10ml de corante de água ou alimentício;
20ml de essência oleosa;
2 colheres (sopa) de álcool de cereais;
termômetro para culinária;
colher de plástico;
fôrmas de silicone, acetato ou recipiente plástico;
papel-filme para embalar.


CONFECÇÃO:

Em uma panela, corte a base de glicerina e derreta-a em banho-maria. Procure não mexer enquanto estiver dissolvendo para que não forme muita espuma. Retire do fogo e aguarde a temperatura baixar até entre 50ºC e 55ºC. Misture, então, o corante e a essência. Acrescente o álcool de cereais e aguarde 1 minuto. Coloque a mistura na fôrma que você desejar e espere solidificar. O tempo para endurecer vai variar de acordo com a fôrma que você estiver utilizando. Desenforme. Espere mais ou menos duas horas e embrulhe o sabonete no papel-filme.
Como decorar Sabonetes: A partir da receita básica de sabonete artesanal, você pode decorar sabonetes com ervas aromáticas (como erva-doce, camomila), especiarias (cravo, canela), flores secas, produtos desidratados ou conchas. Acrescente esses produtos no momento em que estiver colocando o corante e o álcool de cereais.
Pré-colagem: Quando o produto que você for utilizar para decorar o sabonete for muito leve e flutuar na fôrma (como no caso de folhas e pétalas secas), use a técnica da pré-colagem. Prepare a base como na receita básica. Coloque a decoração na fôrma e despeje a base de glicerina até a metade da fôrma. As folhas flutuarão. Com a ajuda de um palito, coloque a decoração na posição que você deseja. Espere 1 minuto ou até que se forme uma película. Preencha, então, a fôrma com o resto da base e proceda normalmente.

Fonte: recebi por email, não conheço o autor, se você souber quem é, por favor, me avise!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vinda ao meu cantinho e obrigada pelo recadinho!!! Bjinhos