Translate

CRAQUELÊ

Pode ser feito em paredes, no entanto é muito trabalhoso. Só fazer em border. São utilizados nesta técnica, verniz de craquelê de secagem rápida CRACO FINISH no. 1, e verniz de craquelê de secagem lenta CRACO FINISH no. 2. Ou outra marca de sua preferência. Sugestão para este trabalho:
1) Lixar bem um sousplat de madeira, ou cerâmica, ou ferro. Se for ferro passar zarcão. Retirar bem o pó.
2) Passar uma demão de goma-laca. Deixar secar. Aplicar duas demãos de tinta esmalte preto brilhante ou fosca. Deixar secar entre as demãos.
3) Aplicar uma demão de goma-laca. Deixar secar
4) Aplicar o verniz no. 1, vendido em lojas de artesanato. Ele é branco. Esticar bem em todas as direções, cobrindo toda a região que deseja o efeito. Pegar um secador de cabelos e secar. Ficará transparente. Passar outra demão do no. 1. Secar com secador. Passar a 3 a. demão de Craco Finish no.1 e secar com secador. Estas demãos é que provocarão cracos maiores. Quanto menos demãos de no. 1, menores serão os cracos.
5) Passar o no. 2 com pincel bem macio. Como ele é transparente observar bem a aplicação para não deixar lugares sem passar. Secar com secador. Começará a craquelar.
6) Sobre a peça seca, passar com os dedos mesmo, ou tinta a óleo para tela cor contrastante ou passar purpurina em pó, para cobrir os cracos.
7) Boa técnica para móveis de ferro ou sobre o decóupage. Também para molduras de quadros, por exemplo, fundo bege, cracos marrom escuro. Parece laqueação.
8) Passar algodão para tirar excessos.
9) Para proteção passar spray Sparlack ou goma-laca ou verniz poliuretano.
10) Amostras devem ser feitas sobre placas de 20 x 30 ou 25 x 40, ou ainda sobre pedaços de rodapés de 10 cm de largura por 30 cm de comprim.
11) Sugestão a) fazer um border com decóupage com cracos pequenos. Abaixo dele, aplicar a técnica de pátina com tinta Acquacolor em azul-claro, rosa, em tiras verticais e com espaço entre elas de cerca de 1,5 cm deixados em branco.b) Mesa com cracos sobre pintura com tinta esmalte.c) Mesa com cracos sobre a madeira apenas impermeabilizada com goma-laca, sem tinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vinda ao meu cantinho e obrigada pelo recadinho!!! Bjinhos