Translate

DECAPÊ

1) Prepare aguarrás e massa acrílica para parede em partes iguais e aplique uma demão sobre a superfície escolhida, com um pincel no. 22 cabo amarelo de pelos duros, e num só sentido. Deixe secar 12 horas.

2) Lixe com lixa no. 150, até deixar a superfície lisa e aplique outra demão, desta vez misturando uma medida de massa corrida com meia medida de aguarrás. Deixe secar 12 horas.

3) Lixe e desta vez aplique uma demão de massa corrida sem diluir. Mas antes que seque faça ranhuras sobre ela (num só sentido) com uma escovinha feita com pedacinhos de piaçava presos com fita crepe para parecer um pente estreito e curto, ou então com uma escova de limpeza de cerdas duras ou de aço ou de piaçava. Deixe secar 12 horas.

4) Misture a tinta ( que pode ser= acrílica com água, ou látex com corante, ou esmalte sintético com diluente próprio) e aplique com pincel sempre no sentido das ranhuras. Deixe secar.

5) Lixe com bastante cuidado dando um efeito desgastado ao trabalho. Retire bem o pó com pano úmido e deixe secar bem.

6) Aplique verniz fosco em spray ou com pincel, se a superfície for madeira. Mas também pode ser aplicado sobre paredes, se achar conveniente.

7) O decapê e o estuque devem ser evitados sobre madeira, pois com freqüência se soltam. Todavia, Bióxido de Titânio em pó, encontrado em lojas que vendem ceras, misturado a água e cola branca tipo Cascorez rótulo azul, cria uma consistência pastosa para ser aplicada sobre móveis de madeira, com uma durabilidade mais satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vinda ao meu cantinho e obrigada pelo recadinho!!! Bjinhos