Translate

DECOUPÁGE

A palavra significa "recorte" em francês. Ë uma técnica francesa do séc. 17 e utilizada principalmente na Era Vitoriana (séc. 19).Utilizar xerox coloridos de papéis de presente ou recortes de revistas.
1) A peça, seja ela cerâmica, ferro, madeira ou parede, deve ser bem lixada e todo o pó retirado. Para impermeabilizar passar uma demão de goma-laca incolor. No ferro passar uma demão de zarcão e depois a goma-laca.
2) Passar verniz mordente à base de água. O verniz à base de óleo demora muito a dar o tempo de 'toque'. Passar apenas em pequenos trechos por vez e ir colando a folha de ouro. Alisar com pincel seco e bem macio "sofner", ou com pincel de maquiagem, ou algodão. Não ficará totalmente liso, apenas o ouro deve ficar bem aderido à superfície
3) Fazer à gosto na peça inteira ou em trechos. Peças grandes dão um resultado mais chamativo, pois se tornam peças mais elaboradas. Recortar xerox coloridos dos motivos preferidos (os vitorianos são muito belos e papéis de parede têm belas estampas), e impermeabilizar com uma demão de goma-laca tanto no avesso quanto no direito. Essa impermeabilização é para que a cola não provoque manchas quando secar.A goma-laca alemã é incolor. A goma-laca indiana é mais escura. O pincel mousse também conhecido como polibrush, é muito bom para aplicar goma-laca. Limpar o pincel com álcool.
4) Passar na peça, uma demão de goma-laca incolor sobre a folheação com ouro. Iniciar a colagem começando pelas figuras grandes e intercalar as pequenas mesmo que estas fiquem às vezes sobrepostas . Utilizar cola branca para a colagem.
5) Quando trabalhar sobre madeira passar duas demãos de goma-laca. Se escolher uma cor de fundo que não seja folheação a ouro, prata ou bronze, pintar com látex colorido sobre aquela primeira demão de goma-laca citada no item 1. Depois seguir os mesmos processos.
6) Podemos também aplicar a técnica de decóupage em paredes. Mas por ser deveras trabalhosa, convém aplicar apenas como border.
7) Após a secagem da colagem de figuras, passar nova demão de goma-laca. Ela funcionará como uma proteção, segurança, impermeabilizando a peça.
8) Passar várias demãos de verniz Sparlack fosco ou brilhante ou misturado. Quando passamos várias demãos de verniz não sentimos na superfície o relevo da colagem. São precisas umas 20 demãos. Dará perfeição ao trabalho. Não é necessário lixar entre as camadas. Deixar cada camada secar 4 horas. Mas sobre um gargalo de vaso, por exemplo, que está apenas com a folheação à ouro, 2 camadas apenas de verniz sobre a camada de goma-laca, são suficientes.Este trabalho leva uns 5 dias para ser finalizado. Sugestões
a) Um biombo imitando estante de livros. Os livros serão xerox coloridos.
b) Aplicação da técnica sobre biombos e baús antigos.
c) Uma estante com portas de vidro que por dentro recebem uma madeira com decoupage que fechadas parecem estar cheias de livros.
d) Pingentes de cortina colados junto a um puxador de porta.
e) Revestimento de caixas de papelão com técnica de decóupage.
f) Paredes em que os quadros são decóupage ( xerox de obras ) e com molduras de madeira.
g) Borders.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vinda ao meu cantinho e obrigada pelo recadinho!!! Bjinhos