Translate

ESTONADO OU PÁTINA PROVENÇAL

Material, se a madeira for clara = lixa l80 e 220, tinta látex branca, rolo de pintura, lâmina de estilete grande ou uma espátula de metal pequena, cera incolor com silicone em pasta, estopa, 1 potinho de anilina em pó de cor castanha ou imbuia ou tinta ACQUACOLOR, álcool.

1) Nivele a superfície e retire vernizes velhos com lixa 180.

2) Se a madeira for escura passe já para o modo de pintar.

3) Quem vai "estonar" madeiras claras deve antes escurecê-las. Para isso, dilua toda a anilina em 1 litro de água.

4) Faça uma bolinha com a estopa e, com ela, passe essa solução em toda a peça, feito de uma só vez e apenas em um sentido, para evitar manchas. Passe quantas demãos achar necessário para que a madeira fique bem escura. Deixe secar durante tres horas, senão manchas comprometerão o trabalho.

5) Para pintar= dilua a tinta látex branca conforme instruções da embalagem. Com o rolo, aplique três demãos. Quanto mais tinta for aplicada, mais fácil será o desgaste. O tempo de secagem deve ser observado.

6) Utilizando a espátula ou o estilete, vá raspando a tinta látex em locais onde o desgaste ocorreria naturalmente com o passar dos anos: cantos, pequenas depressões na madeira, perto de puxadores. A espátula não permite um desgaste muito detalhado, mas é mais segura.

7) Nivele o móvel lixando com a lixa 220. Concentre o trabalho nos pontos mais desgastados.

8) Passe cera incolor com outra bolinha de estopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vinda ao meu cantinho e obrigada pelo recadinho!!! Bjinhos