Translate

MÁRMORE CARRARA

Para madeira, gesso, cerâmica, louça vitrificada, piso, metal. Sempre preparar adequando ao tipo de suporte que será utilizado. No piso o que dará durabilidade ao trabalho será o verniz que aplicar no final. Se a durabilidade do synteko é de 8 anos, o trabalho durará 8 anos.

1) Lixar bem e retirar o pó. Passar uma demão de goma-laca. Aplicar massa corrida se for necessário corrigir as imperfeições. Deixar secar.

2) Lixar bem e aplicar goma-laca. Deixar secar. Lixar novamente. Deixar bem lisinha, usando lixa fina na última lixada.

3) No piso para corrigir as imperfeições, usar massa à óleo no lugar de massa corrida. Depois também passar goma-laca.

4) Passar três demãos de látex branco com secagem entre elas. Se quiser dar um efeito num pé de vaso, por exemplo, pintar com esmalte preto fosco ou brilhante. Em duas demãos. Para continuar o trabalho isolar esta área com plástico.

5) Passar 1 demão de goma-laca incolor sobre o látex branco seco.


6) Para pintar = colocar em pratinhos de alumínio, GLAZE incolor( que dá maleabilidade e mais tempo para executar o trabalho de efeito mármore), tinta esmalte acetinado na cor desejada (para mármore carrara é o cinza claro) e aguarrás.

7) Pegar um pedaço de estopa, molhar no Glaze, sem encharcar, depois a pontinha no esmalte e ir pintando a peça, esfregando e esbatendo. Ir manchando a peça, batendo a estopa. Para que não fiquem as marcas da estopa, passar o pincel Sofner (que é super macio, branco, parecendo quase ter algodão na ponta) ou pincel de maquiagem, alisando levemente por todos os lados. O melhor é trabalhar em dias mais frios ou pela manhã, para não secar depressa.

8) Sem esperar secar, pegar outra estopa úmida apenas com aguarrás e fazer marcas ora formando linhas, ora círculos. Alisar com pincel Sofner ou de maquiagem para suavizar.

9) Com cotonete seco, afinar os veios para conseguir outros e suavizar com o Sofner.

10) Fazer um SPETRING pegar uma brochinha redonda dura (daquelas para estêncil), molhar em aguarrás, retirar o excesso num jornal e espirrar com a ajuda do dedo, raspando sobre as cerdas, na direção da peça, sem exagerar. Isto "abrirá" um pouco a pintura em alguns pontos. Em seguida alisar com o Sofner.

11) Após aguardar secagem de dois dias, passar verniz acrílico para concreto aparente ou verniz poliuretano, ou synteko se for piso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vinda ao meu cantinho e obrigada pelo recadinho!!! Bjinhos