Translate

PÁTINA CORROSÃO VERDE-GRI

Pátina-green ou pátina-blue são ácidos vendidos em boas lojas de material artístico, que provocam a corrosão sobre folha de ouro, prata ou bronze. Utilizar luvas para não sofrer alergias. O aspecto final é de envelhecimento.

1) Lixar bem a madeira e eliminar totalmente o pó.

2) Aplicar goma-laca incolor para impermeabilizar.

3) Após a secagem, aplicar tinta látex cor telha (ou cerâmica) e deixar secar.

4) Aplicar verniz mordente à base de água, e deixar secar até o ponto de sentir grudar ao toque (de 5 a 10 minutos). Sobre ele colocar uma folha de ouro com delicadeza. Passar sobre ela um pincel bem macio e seco (tipo de blush) bem devagar para grudar.

5) Passar uma estopa seca no ouro que for sobrando e com ela ir alisando a peça. A folha de ouro ficará bem assentada. Existem ouro 12 - 14 - 22 - 23. Com o ouro 23 se consegue o trabalho de ouro brunhido que dá a sensação de peça de ouro verdadeiro.

6) Não passar goma-laca nesta fase. Passar a pátina green ou a pátina blue. Com esponja de banho daquelas com mais furos, passar a pátina e bater de leve na peça. Se escorrer não tem importância. O efeito será bonito.

7) Em poucos minutos começa a reação, corroendo o ouro até aparecendo a cor de fundo em alguns lugares. Quando chegar ao estágio de corrosão que se deseja, é só usar o verniz acrílico ou o verniz poliuretano sempre em spray. Deve ser verniz em spray para que pinceladas de verniz não retirem o efeito da pátina.

8) Na parede = folhear a ouro sobre tinta cor telha, e ir aplicando com pincel o ácido num só sentido para dar o efeito de escorrido, só que sem repassar, o que tiraria o ouro. Pode também ser feito sobre metal (ferro fundido, por exemplo), só que tratado com zarcão antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vinda ao meu cantinho e obrigada pelo recadinho!!! Bjinhos