Translate

RAGGING SOBRE EMPAPELAMENTO

Boa técnica para parede, cerâmica, caixas, pé de abajur, madeira, usando papel de seda.

1) Passar látex branco neve. Deixar secar.

2) Passar na parede cola branca com trincha larga ou rolinho de espuma, e colocar o papel de modo que fique levemente enrugado. Sobre ele ir passando a trincha com cola para ir assentando o papel contra a parede para colar bem as bordas.

3) Deixar secar um dia, e retirar excessos de papel se houver nos cantos.

4) Passar látex branco neve sobre ele com rolo de pintura. Deixar secar. Passar duas a tres demãos se necessário.

5) Fazer o Ragging (retirada de tinta), após aplicar a tinta como descrito abaixo:

6) Para pintar, usar aguarrás e tinta esmalte acetinado, que dá melhor resultado ao receber verniz no final.

7) Pegar uma bonequinha de estopa, umedecer na aguarrás bem. Passar na tinta e esponjar a superfície. Cuidado para não escorrer. Fazer meio metro quadrado por vez.

8) Sem esperar secar, pegar uma malha de algodão e encostar na peça com delicadeza para retirar um pouco da tinta. Não dar batidinhas , como no esponjado, para não criar um padrão igualzinho, e sim para deixar bem solto o efeito final.

9) Não esperar secar e pegar um espanador, que teve as pontas cortadas para ficar mais reto, encostar na tinta esmalte sem diluição. Testar num papel à parte, e carimbar sobre a pintura anterior. A tinta deve ser pura, pois diluída como foi antes, ela perde 30 % da intensidade da cor. Tom sur tom. Deixar secar por pelo menos 24 horas.

10) Aplicar verniz para concreto aparente em 1 demão.Sugestão = podemos pintar toda uma parede com espanador, virando-o (sempre girando), e carimbando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vinda ao meu cantinho e obrigada pelo recadinho!!! Bjinhos