Translate

Chaveiros em Tecido


A diferença entre um produto artesanal está no fato de ele ser único, praticamente exclusivo, e ser feito à mão.

Para isso, é necessário muita criatividade para produzir peças coloridas e muito úteis.

A artesã Rosemar Caixeiro Trevizani, da Associação de Artesãos do São Mateus, produz peças em feltro há quase um ano e usa a criatividade para dar vida a chaveiros e a móbiles.

Com materiais simples e fáceis de encontrar você pode fazer objetos para presentear com exclusividade.

A artesã vai dar algumas dicas para fazer um chaveiro de borboleta em tecido.

Você vai precisar de:

Agulha para costurar mais grossa;
Linhas de crochê;
Fibra siliconada para encher;
Miçangas, pedrinhas e paetês para decorar;
Fitas coloridas
Pingente de tecido colorido
Molde do desenho de sua preferência
Corrente e peça de chaveiro

Veja o passo-a-passo

Passo 1: Corte o tecido de acordo com o molde. Rosemar diz que eles são facilmente encontrados em revistas de artesanato e podem ser feitos em papelão ou cartolina, que são materiais mais resistentes. Você vai precisar de dois recortes para o corpo, lembrando que são duas partes de dentro e duas de fora, em cores diferentes.

Passo 2: Costure a parte menor na maior usando a linha de crochê colorida, fazendo laços a cada ponto. Faça isso com as duas partes da borboleta.


Passo 3: Agora, você vai costurar os dois lados. Rosemar alerta para que tenha atenção nesta hora. Não feche tudo, pois você vai precisar de um espaço para colocar a fibra siliconada.



Passo 4: Coloque a fibra siliconada dentro da borboleta. O segredo é apertá-la bem para que fique firme e deixe a borboleta bem durinha. Rosemar aconselha usar a ponta de uma tesoura para colocar a fibra.

Passo 5: Acabe de fechar a borboleta.

Passo 6: Use as miçangas e paetês para bordar. Rosemar diz que deve-se puxar bem a linha para que o bordado não fique solto.

Passo 7: Use as pedrinhas e o pingente de tecido colorido para montar um cordão. Ele vai ser colocado na parte de baixo da borboleta. Não há necessidade de passar a linha até a parte de cima, então deve ser costurado em baixo. Depois, monte as peças do chaveiro e costure na parte de cima.

Passo 8: Amarre as fitas coloridas junto à peça do chaveiro.

Fonte: http://www.acessa.com/

Um comentário:

  1. Oi Nanda, adorei os chaveiros, e são bem fáceis de fazer. Uma boa Noite pra você,

    ResponderExcluir

Bem vinda ao meu cantinho e obrigada pelo recadinho!!! Bjinhos